Massagem Tuiná
É uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupunctura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou acalmar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.O Tuiná é definido da seguinte forma pela The English-Chinese Encyclopedia Of Practical Traditional Chinese Medicine - Tuina Therapeutics:
"O Tuiná chinês é uma das matérias médicas abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa - MTC, na qual, manipulações são usadas para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte muito importante da MTC.
Na China antiga, a terapia era classificada em: medicina interna e medicina externa; o Tuiná está incluído na primeira." (texto retirado da wikipédia)
TUI significa empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar. NÁ significa pegar, segurar, puxar, amassar e massajar. Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa "mão" e o de cima significa "união", "harmonia". Tui-Na significa, assim, "a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento."
Alguns dos benefícios:
- Reequilíbrio energético e sanguíneo;
- Maior rapidez na resolução de patologias do foro osteo-tendino-muscular;
- Melhoria de funcionamento dos órgãos internos;- Tratamento de rupturas musculares recentes;
- Alivio de dores- Desbloqueio de movimentos (favorece a mobilidade)
- Relaxamento.
No final de cada tratamento de acupunctura é efectuada uma breve massagem nas costas ou zona que motivou o tratamento, de forma a complementar o tratamento e relaxar o paciente.
A massagem tuiná, (dado que esta terapia é independente da acupunctura quando se recorre a esta para complementar a acupunctura é no intuito de reforçar o tratamento efectuado) é uma terapia a que se recorre quer seja só para procurar relaxar, quer seja por um motivo terapêutico.
Em média dependendo se é só uma situação local ou geral pode ir de 30 a 60 minutos.
Numa sessão de massagem aplica-se óleos, que podem ser terapêuticos se assim se justificar, bem como a aplicação de ventosas e moxabustão.